quinta-feira, 24 de agosto de 2017

Compactação do Solo

Causas da compactação do solo. As forças que atuam no solo podem ser classificadas em externas e internas. Forças externas resultam do tráfego de veículos, animais ou pessoas, assim como do crescimento de raízes grandes que empurram as partículas do solo para forçar sua passagem, podendo até causar compactação. Mais informações em: http://www.infobibos.com/artigos/compsolo/c3/comp3.htm
            Isso quer dizer que a extensão e a intensidade da compactação do solo vão depender da pressão exercida pelos pontos de apoio das máquinas e equipamentos, das suas cargas, do número de vezes que trafegam no terreno, da textura e da agregação do solo. As modificações que podem ocorrer nas propriedades físicas do solo vão desde aumento na densidade do solo, aumento da resistência do solo à penetração das raízes, redução da macroporosidade, consequentemente, menor condutividade e menor acúmulo de água, comprometendo desta forma a infiltração de água e a penetração das raízes no perfil do solo, que se torna mais suscetível à erosão. 





quarta-feira, 23 de agosto de 2017

Importância do estado de agregação do solo

A agregação resulta das forças de aproximação e cimentação de partículas orgânicas e minerais no solo. A união de agregados menores formam os macroagregados (> 0,25 mm) do solo. Nos solos tropicais a cimentação é resultante principalmente da matéria orgânica e da ação e do metabolismo de organismos vivos sobre essa matéria orgânica gerando substâncias agregantes. Também tem papel relevante a secreção de compostos orgânicos pelas raízes e a presença de elementos químicos minerais como cálcio, magnésio, entre outros.
A agregação indica a condição do solo ou sua habilidade em relação a:
    • a aeração (entrada e saída do ar);
    • a infiltração da água;
    • a retenção de água e de nutrientes;
    • o desenvolvimento de raízes

    •                                         
      Fonte: Google imagens





Rochas Metamorficas

Rocha metamórfica é um tipo de rocha derivado da metamorfose (transformação) de rochas magmáticas ou sedimentares que sofrem modificação em sua composição atômica, devido à influência das diferentes condições do ambiente em que estão inseridas em comparação aos locais onde foram originalmente formadas (HARTMANN et al., 2000). Dessa maneira, origina-se uma nova rocha, com novas propriedades e outra composição mineral. São as mais novas rochas, formadas pela transformação das rochas sedimentares ou magmáticas.


Tal processo ocorre naturalmente devido ao movimento intenso e constante do núcleo terrestre, provocando o movimento periódico da crosta do planeta (a cobertura de terra e rochas que compõem a região externa do planeta (Ferreira, 1972). O movimento da crosta, por sua vez, dá início a um rearranjo nas rochas localizadas na parte superior, sendo, que quando as rochas magmáticas e as sedimentares são empurradas a níveis inferiores, dando origem assim ao processo de formação da rocha metamórfica


            
     
                           Fonte: google imagens                                                                      Referências
HARTMANN, L. A.; PORCHER, C. C.; REMUS, M. V. D. Evolução das rochas metamórficas do Rio Grande do Sul. Geologia do Rio Grande do Sul. Porto Alegre, CIGO/UFRGS, p. 13-52, 2000.

           FERREIRA, M. Portugal. Rochas metamórficas. 1972..